A forma...
...de apresentar as fases do tratamento na Hipnose pode variar mas segue sempre uma linha onde alguns pontos são respeitados e cumpridos:
- O rapport
– A indução
- Manipulação das distracções
-O aprofundamento
- A sugestão
- O despertar.
O terapeuta conversa com o paciente a fim de explicar, esclarecer duvidas sobre o mito e o que é Hipnose.
Nesta fase não poderá ficar nenhuma questão por esclarecer, a paciente deverá saber sobre a hipnose e o que será feito na sessão.
A indução vem a seguir procurando fazer com que o paciente relaxe, induzindo-o com indicações progressivas a um estado de transe, sentindo confiança no terapeuta e naquilo que se está a realizar.
Desta maneira o paciente permitirá que se instale a indução com o simples fechar dos olhos.
Neste momento fazemos uma manipulação das distracções onde o paciente poderá estar em qualquer lugar, e todos os ruídos poderão até mesmo ajudá-lo a relaxar, não interferindo no tratamento.
No entanto, procuramos sempre estar num local calmo e tranquilo.
O aprofundamento vai fazer com que o paciente entre mais profundamente no estado de relaxamento para se começar a preparar a mente para as sugestões, nesta fase transmitimos as mensagens claras e precisas sobre o que leva o paciente à sessão com o hipnoterapeuta.
Neste momento, a mente estará atenta às informações e o paciente vai reagir a um estímulo quando despertar, estímulo este que o levou a procurar o tratamento, conforme sua vontade e desejo.
Para o despertar, levamos o paciente a voltar ao estado normal, no presente e sentir novamente todo o seu corpo e sensações, e quando isto acontecer sentirá um enorme prazer e bem estar, mais auto-estima e lembrará sempre de tudo o que foi ali falado.