Regina Mitra - Hipnose e Psicologia Clínica 
DANÇA E MÚSICA - CORPO E MENTE
DANÇA E MÚSICA - CORPO E MENTE


DANÇA E MÚSICA   -   CORPO E MENTE

 

É indiscutível a presença dos benefícios que a Dança e a Música promovem na vida dos praticantes.

A prática da dança em conjunto com a música faz toda a diferença em contexto psicológico pois, o corpo e a mente buscam encontrar um equilíbrio para um bom funcionamento cognitivo e emocional. Logo a reação da coordenação psicomotora é ativada e proporciona movimentos coordenados sequenciais, assim como a percepção da música, dos compassos, tempos e como não podia deixar de ser, a percepção auditiva.

Entendemos que a dança não surgiu por acaso e muito menos é um ato de moda dos dias atuais, é sim uma forma de interação e de contacto com o mundo, numa atuação física no ambiente.

A história da humanidade confirma que a comunicação era feita através dos movimentos e do sons, antes mesmo da linguagem propriamente dita, onde grupos tribais exibiam os corpos expressivos para exteriorizar os seus sentimentos e suas emoções em rituais de danças e louvações.

No avançar dos tempos, a psicologia de Jung vai buscar esses benefícios que é aplicado na técnica de “Terapias Expressivas”, que tratava o indivíduo como ser único e singular.

O objetivo era que a música provocasse reações corporais que expressassem as emoções e sentimentos através dos movimentos, sem imposição de regras, com liberdade, entregando-se completamente ao seu real estado emocional.

Este método favorecia a libertação de emoções, uma combinação de som e movimentos que o corpo e a mente entendiam como uma exteriorização de tudo o que estava embutido.

Os movimentos da dança estão carregados de valores, de sentido que revelam as características psíquicas de cada individuo, além de dizer que simbolicamente, existe um dialogo de aproximação, de acolhimento que influencia no equilíbrio emocional e corporal.

Este encontro não é verbalizado, e a comunicação passa pela música e pelas expressões dos movimentos como uma arte que possibilita este encontro.

Hoje o fascinante mundo da dança abre suas portas, e quem souber aproveitar poderá fazer verdadeiras magias nas mais variadas situações.

Convém lembrar que a dança também tem destaque cultural, e para cada povo ou região de um povo, podemos encontrar as mais diferentes formas de expressões corporais e musicais, além de encontrarmos no desporto, no lazer, nas escolas como forma lúdica, nas ruas, nas terapias, e onde possamos simplesmente “Dançar e Expressar”....

 

Regina Mitra

Psicóloga Clínica - 2016

Rating: 2.8/5 (350 votos)



ONLINE
1




"Beija-Flôr"

AUTOCARAVANISMO: Uma opção de vida, curtir a natureza e viver emoções.

Fixe