Regina Mitra - Hipnose e Psicologia Clínica 
Depressão
Depressão


DEPRESSÃO

A DEPRESSÃO é considerado um problema de saúde pública, o mal do século 21, estima-se que cerca de 30% da população mundial sofra desta terrível doença, sem saber, e em geral, em algum momento de suas vidas, uma em cada cinco pessoas experimentará pelo menos um episódio depressivo, se a causa primeira não for tratada, a DEPRESSÃO sempre voltará.

A falta de informação e o desconhecimento é um grave problema que dificulta ainda mais a vida das pessoas que sofrem de DEPRESSÃO, além de fazer sofrer aqueles que convivem com elas.

A DEPRESSÃO é uma doença provoca muito sofrimento, a ponto da pessoa adoecida desinteressar-se de viver, entregar-se e muitas vezes em sua volta cria-se um estereótipo de ser uma pessoa preguiçosa, mal agradecida, etc.

Quando a informação chega até as pessoas e familiares, facilita a adesão ao tratamento e o resultado é mais positivo.

É importante saber que, quimicamente, a DEPRESSÃO é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormónios como a serotonina e endorfina, que nos dão a sensação de conforto, prazer e bem-estar, e em menor proporção, a dopamina, substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.

Se por algum motivo, surge um problema nesses transmissores, a pessoa começa a apresentar sintomas  como quadros de tristeza, ansiedade, irritabilidade, perda de apetite, sentir-se inútil e impotente, insónias e desanimo, autoflagelação, perda do interesse sexual, entre outros sintomas que afetam os pensamentos e os sentimentos, alterando o comportamento e bem-estar físico.

Embora possa tratar-se de um distúrbio químico, a DEPRESSÃO sempre tem, em sua raiz, algum motivo psicológico, e o seu tratamento inclui, necessariamente, a psicoterapia, sendo que a medicação ajuda muito, mas não é ministrado eternamente ou de forma que a pessoa doente fique dependente dela.

O stress pode precipitar a DEPRESSÃO em pessoas que são predispostas à doença, e esta muitas vezes é de ordem genética, além de fatores psicológicos e sociais que muitas vezes são desencadeantes da DEPRESSÃO, mas é importante saber que NÃO É A CAUSA.

Rating: 2.8/5 (314 votos)



ONLINE
1




"Beija-Flôr"

AUTOCARAVANISMO: Uma opção de vida, curtir a natureza e viver emoções.

Fixe