Regina Mitra - Hipnose e Psicologia Clínica 
Reabilitação vs Abstinência
Reabilitação vs Abstinência

REABILITAÇÃO vs ABSTINÊNCIA


A Síndrome da Abstinência caracteriza-se pela presença de sintomas e sinais físicos que aparecem quando a pessoa para de consumir a droga e diminui bruscamente o seu uso, podemos ainda dizer que este indivíduo possui uma dependência física.

Os sinais e sintomas dependem do tipo de substância que o individuo consome, desta maneira, poderá surgir algumas horas ou dias após o último consumo.

Abstinência total é o caminho essencial para seguir em frente no processo de recuperação duradouro. Após um período de interrupção da progressão ativa (doença), inicia-se a abstinência dos comportamentos aditivos, seguindo de adaptação, reconsideração, transformação, renovação e conquista da confiança entre tudo o que é passado e o aqui-agora.

Abstinência é parar de beber e a recuperação duradoura é quando se tem a real consciência que não basta somente parar de beber. É necessário localizar o espaço em que houve a acomodação e reagir, sair desta redoma para enfrentar o desconhecido. Inicialmente a abstinência surge com sinais de privação, restrição, um passado muito presente cheio de mitos e crenças disfuncionais, ignora-se o luto e perdas, culpas e vergonha pelo orgulho, pelo ressentimento. Após este período surge o inicio da fase duradoura que chamamos recuperação, um ciclo de mudanças que impulsiona o individuo a discernir os erros do passados e não voltar a repeti-los, um forçoso trabalho interior, ajuda mútua sem falsos moralismos, a valorização de si mesmo com direito a uma digna e plena, hábitos saudáveis, melhor qualidade de vida, sempre presentes como a arte de bem viver. Simplesmente atingir um patamar de responsabilidades pelos seus atos ao evitar o estigma e a negação.

Rating: 2.8/5 (338 votos)



ONLINE
1




"Beija-Flôr"

AUTOCARAVANISMO: Uma opção de vida, curtir a natureza e viver emoções.

Fixe